sábado, 26 de abril de 2008

SPE - Download dos livros para o Enisno Médio


O 1º ano do Ensino médio está comprometido com a leitura do romântico Visconde de Tauney e com a trágica história de "Inocência". Para baixar o romance, na íntegra - e gratuitamente - clique no seguinte link:

http://livrosparatodos.net/downloads/inocencia.html

Quem prefere imprimir o livro, aqui está um sítio específico para isso:

http://pt.wikisource.org/wiki/Anexo:Imprimir/Inoc%C3%AAncia_(Visconde_de_Taunay)




O 2º ano do Ensino Médio está a ler "Dom Casmurro", magistral obra do romancista realista Machado de Assis. Para baixar o romance, na íntegra, e gratuitamente, clique no seguinte link:

http://livrosparatodos.net/downloads/dom-casmurro.html

Parece-me (não posso ter certeza por não ter tentado, mas...) que este outro sítio também faz o download:

http://www.ebookcult.com.br/acervo/livro.php?L=442&cat=col001200

Se quiser uma análise completa do livro, visite o sítio virtual da Passeiweb:

http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/livros/analises_completas/d/dom_casmurro#

SPE - TD - 1EM - 1ª Etapa


T.D. de Língua Portuguesa – 1° do Ensino Médio – 1ª etapa – 2008

01. FUVEST-SP

“Só os roçados da morte

compensam aqui cultivar,

e cultivá-los é fácil:

simples questão de plantar;

não se precisa de limpa,

de adubar nem de regar;

as estiagens e as pragas

fazem-nos mais prosperar;

e dão lucro imediato;

nem é preciso esperar

pela colheita: recebe-se

na hora mesma de semear.”

NETO, João Cabral de Melo. Morte e vida severina.

O mesmo processo de formação da palavra sublinhada em “não se precisa de limpa” ocorre em:

a) “no mesmo ventre crescido”.

b) “iguais em tudo e na sina”.

c) “jamais o cruzei a nado”.

d) “na minha longa descida”.

e) “todo o velho contagia”.

02. FGV-SP Assinale a alternativa em que todas as palavras estejam corretamente grafadas.

a) Empolgação, através, extrangeiro, despercebido, auto-falante.

b) Eletricista, asterístico, celebral, frustado, beneficiente.

c) Assessores, pretensão, losango, asterisco, alto-falante.

d) Sicrano, vultosa, previlégio, entitular, prazeiroso.

e) Eletrecista, pretenção, ascenção, celebral, prazeiroso.

03. Unifor-CE Nas palavras Paquequer, Paraíba e caudal, ocorrem, respectivamente os seguintes encontros:

a) ditongo – hiato – hiato;

b) dígrafo – hiato – ditongo;

c) ditongo – dígrafo – hiato;

d) dígrafo – ditongo – ditongo;

e) ditongo – dígrafo – ditongo.

04. U. Alfenas-MG O acento gráfico em “conferência” tem a regra de emprego assim expressa:

a) Acentuam-se as palavras paroxítonas terminadas em a(s).

b) Acentuam-se as palavras proparoxítonas terminadas em ditongo crescente.

c) Acentuam-se as palavras oxítonas terminadas em a(s).

d) Acentuam-se todas as palavras paroxítonas.

e) Acentuam-se as palavras paroxítonas terminadas em ditongo crescente.

05. Uniube-MG São acentuadas de acordo com a mesma regra de acentuação gráfica, as palavras da alternativa:

a) língua, obrigatório, influência.

b) filológica, necessária, lingüística.

c) português, aliás, país.

d) óbvio, úteis, alguém.

06. U.E. Ponta Grossa-PR Tendo em vista a acentuação gráfica e a separação silábica dos vocábulos, assinale o que for correto.

01. São acentuados graficamente os vocábulos “só”, “é” e “dá” porque devem ser acentuados todos os monossílabos tônicos terminados em a, e e o.

02. Os vocábulos “macaco”, “primata” e “apetite” não recebem acento gráfico porque não se acentuam os paroxítonos terminados em o, a e e.

04. O vocábulo “muriqui” não é acentuado pois não levam acento gráfico os oxítonos terminados em i.

08. O vocábulo “observação” tem quatro sílabas.

16. O vocábulo “evoluído” tem cinco sílabas.

Dê, como resposta, a soma das alternativas corretas.

07. Unifor-CE Assinale a alternativa em que os dois vocábulos obedecem à mesma regra de acentuação gráfica do vocábulo várzea.

a) cândido – armário;

b) exímio – vírus;

c) supérfluo – incêndio;

d) incluído – sandália;

e) límpido – vôo.

08. U. Alfenas-MG “Fernando Henrique fez a defesa dos países em risco”. O sufixo ESA, usado nessa palavra em negrito na citação acima, completará corretamente a grafia de:

a) bel...............

b) cert...............

c) calabr...............

d) viuv...............

e) estranh...............

09. Unifor-CE Assinale a alternativa em que os dois vocábulos obedecem à mesma regra de acentuação gráfica do vocábulo ignorância.

a) sacrário – difícil; d) tórax – ingênuo;

b) ônibus – ígneo; e) convênio – válido.

c) colégio – sério;

10. U.F. Santa Maria-RS Em qual alternativa os pares de palavras não seguem a mesma regra de acentuação?

a) “pátria” – “próprio”. d) “só” – “três”.

b) “Até” – “propôs”. e) “áreas” – “Mário”.

c) “espécie” – “idéias”.

11. U.E. Ponta Grossa-PR-Modificada Assinale o que for correto.

01. Em “química” se usa acento gráfico no “i” pelo mesmo motivo por que se acentua o “i” de “dirigíveis”.

02. Os vocábulos “século” e “inédito” acentuam-se graficamente pelo mesmo motivo por que se acentua “câmera”.

04. Há duas sílabas em “ruas” e quatro em “aparelhos”.

08. Os vocábulos “tecnologia” e “inimaginadas” têm cinco e seis sílabas respectivamente.

16. Os artigos definidos, como em “as páginas”, “os parisienses”, “a capital” e “o ar”, são monossílabos átonos, por isso jamais recebem acento gráfico.

Dê, como resposta, a soma das alternativas corretas.

12. UFMT Para julgar os itens que seguem, leia o texto “Eiros”.

Use V, para as verdadeiras, e F, para os falsos.

“Eiros

A leitora Elza Marques Marins me escreve uma carta divertida estranhando que ‘brasileiro’ seja o único adjetivo pátrio conhecido em ‘eiro’ que, segundo ela, é um sufixo pouco nobre. Existem suecos, ingleses e brasileiros, como existem médicos, terapeutas e curandeiros. (...)

É a diferença entre jornalista e jornaleiro ou entre músico ou musicista e roqueiro, timbaleiro ou seresteiro. Há o importador e há o muambeiro. ‘Se você começou como padeiro, açougueiro ou carvoeiro’ – escreve Elza – ‘as chances são mínimas de acabar como advogado, empresário, grande investidor ou latifundiário, a não ser que se dê o trabalho de ser político antes’. Aliás, há políticos e politiqueiros. (...)”

VERÍSSIMO, Luís Fernando. Jornal do Brasil, 7/10/95.

( ) Os termos jornalistas, jornaleiro, terapeutas e curandeiros são formados pelo processo de derivação parassintética.

( ) A forma -eiro tem o mesmo significado em todas as suas concordâncias.

( ) O morfema -eiro é usado exclusivamente para formar adjetivos a partir de substantivos.

13. Unifor-CE A série em que se observa a mesma regra de acentuação da palavra em negrito no segmento “uma escolta de professores e funcionários” é:

a) contemporânea – provável – contrário;

b) artística – compreensível – contemporânea;

c) obrigatória – contrário – circunstâncias;

d) provável – várias – obrigatória;

e) compreensível – artístico – várias.

14. FGV-SP Assinale a alternativa em que se observe o mesmo processo de formação de palavras que ocorre em empobrecer.

a) Apogeu. d) Crucifixo.

b) Apelar. e) Apedrejar.

c) Circular.

15. Unifor-CE Todas as palavras estão acentuadas pela mesma razão que justifica o acento no vocábulo influência, em:

a) América, também e incontestável;

b) aceitável, domínio e até;

c) princípio, línguas e contrário;

d) lêem, clássicos e século;

e) porém, insuportável e dúvida.

16. Cesgranrio-Modificada As palavras que se acentuam, respectivamente, pelas mesmas regras de água, céu e pôr são:

a) sábado, véu, até;

b) mágoa, heroísmo, só;

c) árvore, baú, há;

d) silêncio, heróico, pára;

e) místico, réu, aí.

17. FUVEST-SP O prefixo assinalado em “tresvariando” traduz idéia de

a) substituição.

b) contigüidade.

c) privação.

d) inferioridade.

e) intensidade.

18. U.F. Santa Maria-RS Assinale a alternativa cujas palavras devem ser acentuadas, respectivamente, pelas mesmas regras de “possível”, “memória” e “atrás”.

a) fácil – vôlei – caí.

b) hífen – apóia – além.

c) caráter – cárie – até.

d) difícil – idéia – vocês.

e) vírus – fáceis – país.

19. UFRS-Modificada Considere as seguintes afirmações sobre a acentuação gráfica.

I. A palavra risível recebe o acento gráfico pela mesma regra que preceitua o uso do acento em ridículo.

II. A palavra possuído recebe o acento gráfico pela mesma regra de aí.

III. Se fosse retirado o acento gráfico das palavras várias, pública e está, ocorreria mudança de significado e de classe.

Quais estão corretas?

a) Apenas I. d) Apenas II e III.

b) Apenas II. e) I, II e III.

c) Apenas I e III.

20. Unifor-CE A mesma regra de acentuação da palavra infância observa-se em:

a) indivíduo. d) público.

b) econômico. e) flâmula.

c) tênis.

21. U. Alfenas-MG A alternativa em que todas as palavras devem ser acentuadas graficamente é:

a) pudico, bimano, flacido;

b) rubrica, erudito, ingreme;

c) prototipo, antifrase, interim;

d) ureter, tulipa, Hungria;

e) latex, crisantemo, cartomancia.

22. Cefet-PR Os textos publicitários abaixo foram retirados da Folha de São Paulo, de 19/09/2000. Assinale aquele que apresenta erro segundo a norma culta.

a) Existem coisas que o dinheiro não compra. Mas a gente promete não falar delas.

(Revista Forbes)

b) Espaço de sobra para esticar as pernas. Motor de sobra para esticar o pé. (Audi)

c) Chegou o Renault Clio Sedan. Quando mais longe for, melhor. (Renault)

d) Ele faz dois anos e nós a diferença. (Publicidade do Toyota Corolla feita pela Savoy Sul e Motors Shopping)

e) Para conquistar você cada vez mais, a Hertz não para de conquistar o Brasil. (Hertz – Locadora de Veículos)

23. FEI-SP Em “É impossível esquecer as profecias de Aldous Huxley em seu Admirável Mundo Novo”, o termo em destaque foi formado por qual dos processos de formação das palavras?

a) Derivação prefixal

b) Derivação regressiva

c) Derivação parassintética

d) Derivação sufixal

e) Derivação imprópria

24. U. Alfenas-MG Assinale a frase em que há erro de acentuação gráfica.

a) Você tem o dever de pôr as coisas no lugar.

b) É preciso que se averigúe todas as alternativas.

c) Quê! Ela também estava lá?

d) São os sábios que constróem a verdadeira paz.

e) Foi esquecido um item na prova por falta de atenção.

SPE - TD - 2EM - 1ª etapa



TD de Português – 2° EM – 1ª etapa – 2008

I.E.Superior de Brasília-DF

“A Paz

Vieram famintos,

Desnudos,

Cansados.

Alforjes vazios,

Os olhos opacos,

Sentaram-se à mesa.

Vieram vestidos

De linho,

De seda.

Alforjes tão cheios

Os olhos tão ávidos,

Sentaram-se à mesa.

E ele chegou.

Na branca toalha,

Ao longo estendida,

Nem vinho, nem peixe,

Nem água, nem pão.

Olhou-os nos olhos.

Sentiu-lhes a fome,

Sentiu-lhes o frio,

Chamou-os meus filhos,

Serviu-lhes a paz.”

Neusa Peçanha.

Julgue os itens a seguir, do ponto de vista morfossintático.

( ) As quatro primeiras orações são exemplos de oração sem sujeito.

( ) Os quatro primeiros adjetivos do texto exercem função sintática equivalente.

( ) De linho e De seda (vv.8 e 9) exercem funcão sintática equivalente a tão cheios (v.10).

( ) No verso 14, a posposição do adjetivo não altera a semântica nem a função sintática.

( ) O pronome lhes (vv. 19 e 20), tem a função sintática de objeto indireto.

2. UFMT

( ) No período Toda a gente lhe tinha um vago medo; mas o amor (…) não receia sobrecenhos enfarruscados, nem tufos de cabelos no nariz, a segunda oração estabelece com a primeira uma relação de conseqüência.

( ) No trecho Parou. Abriu a gaveta. Tirou de dentro o bilhetinho cor de rosa, desdobrou- o, os períodos coordenados expressam uma sucessão de ações.

( ) Em Acorda, donzela e Anjo adorado! Amo-lhe!… as locuções grifadas assumem diferentes funções sintáticas.

( ) O emprego de lhe na oração Amo-lhe! obedece à regência do verbo amar de acordo com as normas gramaticais.

3. UFMS Dentre os enunciados a seguir, identifique o(s) correto(s).

(01) Até conserva o mesmo valor semântico em “…Afonso Ribeiro seguiu os tupiniquins até sua aldeia…” (Eduardo Bueno, A viagem do descobrimento, p. 101) e em “Doença associada à elite, a anorexia começa a fazer vítimas na periferia e até no sertão nordestino.” (Época, 20/09/99, p. 54).

(02) A mensagem: “Movimento estudantil: é pau, é pedra, mas não é o fim do caminho.”, encontrada em um panfleto direcionado a estudantes de Comunicação Social, mantém relações intertextuais com conhecida canção da MPB.

(04) O uso do futuro do pretérito em “Os cientistas vão ligar uma máquina que seria capaz de dissolver o planeta?” (Superinteressante, out. 1999, p. 7) cria um efeito de sentido de incerteza, de irrealidade.

(08) “Temendo o mau cheiro iminente, o proprietário do cabaré ordenou ao empregado que pegasse o cavalo para levar o morto.” (Abílio Leite de Barros, Campo Grande — 100 anos de construção, p. 16) é um período composto por subordinação e coordenação.

(16) No período “A idéia da teletaxa evoluiu a partir da constatação de que a sociedade paulista estaria disposta a contar com uma política de Primeiro Mundo.” (Folha de S. Paulo, 6/11/99. Cad. 1, p. 3), há duas orações que exercem a função sintática de objeto indireto.

(32) Em “Foi ele que levou a Costa e Silva a notícia de que seu governo estava extinto e seu cargo, vago.” (Manchete, 14/8/99, p. 61), a vírgula foi empregada para indicar a omissão de um termo.

Observação!!!! Se o resultado incluir alguma alternativa falsa, perde-se a questão.

Dê, como resposta, a soma das alternativas corretas. _____________________

4. U. Alfenas-MG Em “... só respira fora da água.”, a expressão sublinhada é:

a) adjunto adnominal.

b) complemento nominal.

c) adjunto adverbial.

d) objeto indireto.

e) aposto.

5. U. E. Ponta Grossa-PR Considerando os aspectos morfossintáticos na seqüência “Para comer coquinhos, seu prato preferido, usam uma ferramenta: ajeitam o fruto cuidadosamente numa pedra e jogam uma outra em cima, com força. Se não houver frutas nem insetos à mão, eles mudam a dieta e podem atacar plantações ou mesmo assaltar casas”, é correto afirmar que:

01) “cuidadosamente” é adjunto modificador do nome “fruto”.

02) “se” é um pronome reflexivo.

04) “seu prato preferido” é um aposto explicativo para “coquinhos”.

08) a locução “com força” é modificadora de “jogam”.

16) “frutas” e “insetos” são complementos de “houver”.

Some as alternativas corretas: _____________

06. U. E. Ponta Grossa-PR O sujeito oracional foi analisado corretamente em:

01) “As formas estranhas dos aeroplanos experimentais invadiam as páginas dos jornais”— sujeito simples anteposto ao verbo.

02) “Nos dez primeiros anos deste século havia uma mania pop em Paris” – sujeito simples posposto ao verbo.

04) “Em conseqüência, proliferaram os fotógrafos profissionais e amadores” – sujeito indeterminado.

08) “Os pilotos e os inventores eram reconhecidos nas ruas” – sujeito composto anteposto ao verbo.

16) “Surgiram câmeras modernas, mais sensíveis à luz” – sujeito simples posposto ao verbo.

Observação!!!! Se o resultado incluir alguma alternativa falsa, perde-se a questão.

Observação!!!! Se o resultado incluir alguma alternativa falsa, perde-se a questão.

Some as alternativas corretas: _____________

07. U.F. Santa Maria-RS “Da reunião em Londres participaram produtores de moda, jornalistas, representantes de agências de modelos e um seleto grupinho de adolescentes normais.”

Assinale verdadeira (V) ou falsa (F) em cada uma das afirmações relacionadas ao período em destaque.

( ) O verbo empregado na terceira pessoa do plural sinaliza a indeterminação do sujeito.

( ) Houve antecipação do objeto indireto do período como forma de realçá-lo.

( ) As vírgulas foram usadas para separar termos deslocados.

A seqüência correta é:

a) F – V – V.

b) V – V – F.

c) F – F – V.

d) F – V – F.

e) V – F – F.

Texto para a questão 08:

“Tão novo e já pendurou as chuteiras

I

E não foi só ele.

Milhares de brasileiros pendurarão

as chuteiras mais cedo por

problemas cardiovasculares.

II

Hoje, 20% da população adulta

brasileira é hipertensa,

12% é diabética e 30% tem

colesterol elevado.

III

Essas doenças, associadas

a tabagismo, obesidade, estresse

e vida sedentária levam ao óbito

por problemas cardiovasculares,

que correspondem a 32% de todos os

óbitos.

IV

Não seja mais uma vítima

das doenças cardiovasculares.

V

Procure seu médico e siga

a sua orientação.”

Veja. 23/06/99, p. 153.

8.UFMT – Assinale V para as sentenças que forem verdadeiras e F para as que forem falsas:

( ) A regra “Quando o sujeito é expresso por número percentual ou fracionário, o verbo concorda com o numeral” justifica as concordâncias verbais que ocorrem na 2ª parte do texto.

( ) A regência do verbo corresponder em …correspondem a 32% de todos os óbitos, na 3ª parte do texto, é a mesma que a gramática normativa indica para o verbo obedecer.

( ) A conjunção e, usada na primeira e na última frase, estabelece, em ambos os casos, uma relação de explicação da oração anterior.

( ) A locução por problemas cardiovasculares expressa uma relação de causalidade nas duas situações em que é usada (linhas 4 e 12).

TEXTO para as próximas questões do TD:

Dom Casmurro

Machado de Assis

CAPÍTULO II / DO LIVRO

Agora que expliquei o título, passo a escrever o livro. Antes disso, porém, digamos os motivos que me põem a pena na mão.

Vivo só, com um criado. A casa em que moro é própria; fi-la construir de propósito, levado de um desejo tão particular que me vexa imprimi-lo, mas vá lá. Um dia. há bastantes anos, lembrou-me reproduzir no Engenho Novo a casa em que me criei na antiga Rua de Mata-cavalos, dando-lhe o mesmo aspecto e economia daquela outra, que desapareceu. Construtor e pintor entenderam bem as indicações que lhes fiz: é o mesmo prédio assobradado, três janelas de frente, varanda ao fundo, as mesmas alcovas e salas. Na principal destas, a pintura do tecto e das paredes é mais ou menos igual, umas grinaldas de flores miúdas e grandes pássaros que as tomam nos blocos, de espaço a espaço. Nos quatro cantos do tecto as figuras das estações, e ao centro das paredes os medalhões de César, Augusto, Nero e Massinissa, com os nomes por baixo... Não alcanço a razão de tais personagens. Quando fomos para a casa de Mata-cavalos, já ela estava assim decorada; vinha do decênio anterior. Naturalmente era gosto do tempo meter sabor clássico e figuras antigas em pinturas americanas. O mais é também análogo e parecido. Tenho chacarinha, flores, legume, uma casuarina, um poço e lavadouro. Uso louça velha e mobília velha. Enfim, agora, como outrora, há aqui o mesmo contraste da vida interior, que é pacata, com a exterior, que é ruidosa.

O meu fim evidente era atar as duas pontas da vida, e restaurar na velhice a adolescência. Pois, senhor, não consegui recompor o que foi nem o que fui. Em tudo, se o rosto é igual, a fisionomia é diferente. Se só me faltassem os outros, vá um homem consola-se mais ou menos das pessoas que perde; mais falto eu mesmo, e esta lacuna é tudo. O que aqui está é, mal comparando, semelhante à pintura que se põe na barba e nos cabelos, e que apenas conserva o hábito externo, como se diz nas autópsias; o interno não agüenta tinta. Uma certidão que me desse vinte anos de idade poderia enganar os estranhos, como todos os documentos falsos, mas não a mim. Os amigos que me restam são de data recente; todos os antigos foram estudar a geologia dos campos-santos. Quanto às amigas, algumas datam de quinze anos, outras de menos, e quase todas crêem na mocidade. Duas ou três fariam crer nela aos outros, mas a língua que falam obriga muita vez a consultar os dicionários, e tal freqüência é cansativa.

Entretanto, vida diferente não quer dizer vida pior, é outra cousa a certos respeitos, aquela vida antiga aparece-me despida de muitos encantos que lhe achei; mas é também exato que perdeu muito espinho que a fez molesta, e, de memória, conservo alguma recordação doce e feiticeira. Em verdade, pouco apareço e menos falo. Distrações raras. O mais do tempo é gasto em hortar, jardinar e ler; como bem e não durmo mal.

Ora, como tudo cansa, esta monotonia acabou por exaurir-me também. Quis variar, e lembrou-me escrever um livro. Jurisprudência. filosofia e política acudiram-me, mas não me acudiram as forças necessárias. Depois, pensei em fazer uma "História dos Subúrbios" menos seca que as memórias do Padre Luís Gonçalves dos Santos relativas à cidade; era obra modesta, mas exigia documentos e datas como preliminares, tudo árido e longo. Foi então que os bustos pintados nas paredes entraram a falar-me e a dizer-me que, uma vez que eles não alcançavam reconstituir-me os tempos idos, pegasse da pena e contasse alguns. Talvez a narração me desse a ilusão, e as sombras viessem perpassar ligeiras, como ao poeta, não o do trem, mas o do Fausto: Aí vindes outra vez, inquietas sombras?...

Fiquei tão alegre com esta idéia, que ainda agora me treme a pena na mão. Sim, Nero, Augusto, Massinissa, e tu, grande César, que me incitas a fazer os meus comentários, agradeço-vos o conselho, e vou deitar ao papel as reminiscências que me vierem vindo. Deste modo, viverei o que vivi, e assentarei a mão para alguma obra de maior tomo. Eia, comecemos a evocação por uma célebre tarde de novembro, que nunca me esqueceu. Tive outras muitas, melhores, e piores, mas aquela nunca se me apagou do espírito. É o que vais entender, lendo.

9. Releia o seguinte trecho:

“Agora que expliquei o título, passo a escrever o livro.”

Agora, responda:

a) Qual a predicação verbal dos verbos sublinhados? ______________________

b) Qual o sujeito? _________________________________________________

c) Qual a classificação do sujeito? ____________________________________

10. Utilize o seguinte código para classificar a predicação dos verbos sublinhados nos seguintes períodos:

VL – verbo de ligação

VI – verbo intransitivo

VTD - verbo transitivo direto

VTI – verbo transitivo indireto

VTDI – verbo transitivo direto e indireto

A ( ) Vivo só, com um criado.

B ( ) A casa em que moro é própria

C ( ) Não alcanço a razão de tais personagens.

D ( ) e tal freqüência é cansativa

E ( ) e vou deitar ao papel as reminiscências

11. Classifique o sujeito da seguinte oração e justifique a classificação:

há aqui o mesmo contraste da vida interior”

12. Sublinhe os objetos diretos das seguintes orações:

a) que me vexa imprimi-lo

b) e que apenas conserva o hábito externo

c) que ainda agora me treme a pena na mão

d) mas não me acudiram as forças necessárias

13. Circule ou sublinhe os predicativos, anotando, entre os parênteses OS para o predicativo do sujeito e PO, para o predicativo do objeto.

A ( ) Fiquei tão alegre com esta idéia

B ( ) aquela vida antiga aparece-me despida

C ( ) e as sombras viessem perpassar ligeiras

14. Releia o seguinte trecho:

“esta monotonia acabou por exaurir-me também”

Dê a função sintática dos termos abaixo destacados da oração em estudo:

a) me >

b) monotonia >

15. Indique, nos parênteses, CN para complemento nominal e OI para objeto indireto, classificando os termos sublinhados:

A ( ) e vou deitar ao papel as reminiscências

B ( ) Talvez a narração me desse a ilusão

C ( ) quase todas crêem na mocidade.

D ( ) Não alcanço a razão de tais personagens.

16. Dê a função sintática correta do termo sublinhado nos itens abaixo:

a) aquela nunca se me apagou do espírito ______________________

b) que me põem a pena na mão _____________________________