sábado, 26 de abril de 2008
SPE - Download dos livros para o Enisno Médio
O 1º ano do Ensino médio está comprometido com a leitura do romântico Visconde de Tauney e com a trágica história de "Inocência". Para baixar o romance, na íntegra - e gratuitamente - clique no seguinte link:
http://livrosparatodos.net/downloads/inocencia.html
Quem prefere imprimir o livro, aqui está um sítio específico para isso:
http://pt.wikisource.org/wiki/Anexo:Imprimir/Inoc%C3%AAncia_(Visconde_de_Taunay)
O 2º ano do Ensino Médio está a ler "Dom Casmurro", magistral obra do romancista realista Machado de Assis. Para baixar o romance, na íntegra, e gratuitamente, clique no seguinte link:
http://livrosparatodos.net/downloads/dom-casmurro.html
Parece-me (não posso ter certeza por não ter tentado, mas...) que este outro sítio também faz o download:
http://www.ebookcult.com.br/acervo/livro.php?L=442&cat=col001200
Se quiser uma análise completa do livro, visite o sítio virtual da Passeiweb:
http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/livros/analises_completas/d/dom_casmurro#
SPE - TD - 1EM - 1ª Etapa
T.D. de Língua Portuguesa – 1° do Ensino Médio – 1ª etapa – 2008
01. FUVEST-SP
“Só os roçados da morte
compensam aqui cultivar,
e cultivá-los é fácil:
simples questão de plantar;
não se precisa de limpa,
de adubar nem de regar;
as estiagens e as pragas
fazem-nos mais prosperar;
e dão lucro imediato;
nem é preciso esperar
pela colheita: recebe-se
na hora mesma de semear.”
NETO, João Cabral de Melo. Morte e vida severina.
O mesmo processo de formação da palavra sublinhada em “não se precisa de limpa” ocorre em:
a) “no mesmo ventre crescido”.
b) “iguais em tudo e na sina”.
c) “jamais o cruzei a nado”.
d) “na minha longa descida”.
e) “todo o velho contagia”.
02. FGV-SP Assinale a alternativa em que todas as palavras estejam corretamente grafadas.
a) Empolgação, através, extrangeiro, despercebido, auto-falante.
b) Eletricista, asterístico, celebral, frustado, beneficiente.
c) Assessores, pretensão, losango, asterisco, alto-falante.
d) Sicrano, vultosa, previlégio, entitular, prazeiroso.
e) Eletrecista, pretenção, ascenção, celebral, prazeiroso.
03. Unifor-CE Nas palavras Paquequer, Paraíba e caudal, ocorrem, respectivamente os seguintes encontros:
a) ditongo – hiato – hiato;
b) dígrafo – hiato – ditongo;
c) ditongo – dígrafo – hiato;
d) dígrafo – ditongo – ditongo;
e) ditongo – dígrafo – ditongo.
04. U. Alfenas-MG O acento gráfico em “conferência” tem a regra de emprego assim expressa:
a) Acentuam-se as palavras paroxítonas terminadas em a(s).
b) Acentuam-se as palavras proparoxítonas terminadas em ditongo crescente.
c) Acentuam-se as palavras oxítonas terminadas em a(s).
d) Acentuam-se todas as palavras paroxítonas.
e) Acentuam-se as palavras paroxítonas terminadas em ditongo crescente.
05. Uniube-MG São acentuadas de acordo com a mesma regra de acentuação gráfica, as palavras da alternativa:
a) língua, obrigatório, influência.
b) filológica, necessária, lingüística.
c) português, aliás, país.
d) óbvio, úteis, alguém.
06. U.E. Ponta Grossa-PR Tendo em vista a acentuação gráfica e a separação silábica dos vocábulos, assinale o que for correto.
01. São acentuados graficamente os vocábulos “só”, “é” e “dá” porque devem ser acentuados todos os monossílabos tônicos terminados em a, e e o.
02. Os vocábulos “macaco”, “primata” e “apetite” não recebem acento gráfico porque não se acentuam os paroxítonos terminados em o, a e e.
04. O vocábulo “muriqui” não é acentuado pois não levam acento gráfico os oxítonos terminados em i.
08. O vocábulo “observação” tem quatro sílabas.
16. O vocábulo “evoluído” tem cinco sílabas.
Dê, como resposta, a soma das alternativas corretas.
07. Unifor-CE Assinale a alternativa em que os dois vocábulos obedecem à mesma regra de acentuação gráfica do vocábulo várzea.
a) cândido – armário;
b) exímio – vírus;
c) supérfluo – incêndio;
d) incluído – sandália;
e) límpido – vôo.
08. U. Alfenas-MG “Fernando Henrique fez a defesa dos países em risco”. O sufixo ESA, usado nessa palavra em negrito na citação acima, completará corretamente a grafia de:
a) bel...............
b) cert...............
c) calabr...............
d) viuv...............
e) estranh...............
09. Unifor-CE Assinale a alternativa em que os dois vocábulos obedecem à mesma regra de acentuação gráfica do vocábulo ignorância.
a) sacrário – difícil; d) tórax – ingênuo;
b) ônibus – ígneo; e) convênio – válido.
c) colégio – sério;
10. U.F. Santa Maria-RS Em qual alternativa os pares de palavras não seguem a mesma regra de acentuação?
a) “pátria” – “próprio”. d) “só” – “três”.
b) “Até” – “propôs”. e) “áreas” – “Mário”.
c) “espécie” – “idéias”.
11. U.E. Ponta Grossa-PR-Modificada Assinale o que for correto.
01. Em “química” se usa acento gráfico no “i” pelo mesmo motivo por que se acentua o “i” de “dirigíveis”.
02. Os vocábulos “século” e “inédito” acentuam-se graficamente pelo mesmo motivo por que se acentua “câmera”.
04. Há duas sílabas em “ruas” e quatro em “aparelhos”.
08. Os vocábulos “tecnologia” e “inimaginadas” têm cinco e seis sílabas respectivamente.
16. Os artigos definidos, como em “as páginas”, “os parisienses”, “a capital” e “o ar”, são monossílabos átonos, por isso jamais recebem acento gráfico.
Dê, como resposta, a soma das alternativas corretas.
12. UFMT Para julgar os itens que seguem, leia o texto “Eiros”.
Use V, para as verdadeiras, e F, para os falsos.
“Eiros
A leitora Elza Marques Marins me escreve uma carta divertida estranhando que ‘brasileiro’ seja o único adjetivo pátrio conhecido em ‘eiro’ que, segundo ela, é um sufixo pouco nobre. Existem suecos, ingleses e brasileiros, como existem médicos, terapeutas e curandeiros. (...)
É a diferença entre jornalista e jornaleiro ou entre músico ou musicista e roqueiro, timbaleiro ou seresteiro. Há o importador e há o muambeiro. ‘Se você começou como padeiro, açougueiro ou carvoeiro’ – escreve Elza – ‘as chances são mínimas de acabar como advogado, empresário, grande investidor ou latifundiário, a não ser que se dê o trabalho de ser político antes’. Aliás, há políticos e politiqueiros. (...)”
VERÍSSIMO, Luís Fernando. Jornal do Brasil, 7/10/95.
( ) Os termos jornalistas, jornaleiro, terapeutas e curandeiros são formados pelo processo de derivação parassintética.
( ) A forma -eiro tem o mesmo significado em todas as suas concordâncias.
( ) O morfema -eiro é usado exclusivamente para formar adjetivos a partir de substantivos.
13. Unifor-CE A série em que se observa a mesma regra de acentuação da palavra em negrito no segmento “uma escolta de professores e funcionários” é:
a) contemporânea – provável – contrário;
b) artística – compreensível – contemporânea;
c) obrigatória – contrário – circunstâncias;
d) provável – várias – obrigatória;
e) compreensível – artístico – várias.
14. FGV-SP Assinale a alternativa em que se observe o mesmo processo de formação de palavras que ocorre em empobrecer.
a) Apogeu. d) Crucifixo.
b) Apelar. e) Apedrejar.
c) Circular.
15. Unifor-CE Todas as palavras estão acentuadas pela mesma razão que justifica o acento no vocábulo influência, em:
a) América, também e incontestável;
b) aceitável, domínio e até;
c) princípio, línguas e contrário;
d) lêem, clássicos e século;
e) porém, insuportável e dúvida.
16. Cesgranrio-Modificada As palavras que se acentuam, respectivamente, pelas mesmas regras de água, céu e pôr são:
a) sábado, véu, até;
b) mágoa, heroísmo, só;
c) árvore, baú, há;
d) silêncio, heróico, pára;
e) místico, réu, aí.
17. FUVEST-SP O prefixo assinalado em “tresvariando” traduz idéia de
a) substituição.
b) contigüidade.
c) privação.
d) inferioridade.
e) intensidade.
18. U.F. Santa Maria-RS Assinale a alternativa cujas palavras devem ser acentuadas, respectivamente, pelas mesmas regras de “possível”, “memória” e “atrás”.
a) fácil – vôlei – caí.
b) hífen – apóia – além.
c) caráter – cárie – até.
d) difícil – idéia – vocês.
e) vírus – fáceis – país.
19. UFRS-Modificada Considere as seguintes afirmações sobre a acentuação gráfica.
I. A palavra risível recebe o acento gráfico pela mesma regra que preceitua o uso do acento em ridículo.
II. A palavra possuído recebe o acento gráfico pela mesma regra de aí.
III. Se fosse retirado o acento gráfico das palavras várias, pública e está, ocorreria mudança de significado e de classe.
Quais estão corretas?
a) Apenas I. d) Apenas II e III.
b) Apenas II. e) I, II e III.
c) Apenas I e III.
20. Unifor-CE A mesma regra de acentuação da palavra infância observa-se em:
a) indivíduo. d) público.
b) econômico. e) flâmula.
c) tênis.
21. U. Alfenas-MG A alternativa em que todas as palavras devem ser acentuadas graficamente é:
a) pudico, bimano, flacido;
b) rubrica, erudito, ingreme;
c) prototipo, antifrase, interim;
d) ureter, tulipa, Hungria;
e) latex, crisantemo, cartomancia.
22. Cefet-PR Os textos publicitários abaixo foram retirados da Folha de São Paulo, de 19/09/2000. Assinale aquele que apresenta erro segundo a norma culta.
a) Existem coisas que o dinheiro não compra. Mas a gente promete não falar delas.
(Revista Forbes)
b) Espaço de sobra para esticar as pernas. Motor de sobra para esticar o pé. (Audi)
c) Chegou o Renault Clio Sedan. Quando mais longe for, melhor. (Renault)
d) Ele faz dois anos e nós a diferença. (Publicidade do Toyota Corolla feita pela Savoy Sul e Motors Shopping)
e) Para conquistar você cada vez mais, a Hertz não para de conquistar o Brasil. (Hertz – Locadora de Veículos)
23. FEI-SP Em “É impossível esquecer as profecias de Aldous Huxley
a) Derivação prefixal
b) Derivação regressiva
c) Derivação parassintética
d) Derivação sufixal
e) Derivação imprópria
24. U. Alfenas-MG Assinale a frase em que há erro de acentuação gráfica.
a) Você tem o dever de pôr as coisas no lugar.
b) É preciso que se averigúe todas as alternativas.
c) Quê! Ela também estava lá?
d) São os sábios que constróem a verdadeira paz.
e) Foi esquecido um item na prova por falta de atenção.
SPE - TD - 2EM - 1ª etapa
TD de Português – 2° EM – 1ª etapa – 2008
I.E.Superior de Brasília-DF
“A Paz
Vieram famintos,
Desnudos,
Cansados.
Alforjes vazios,
Os olhos opacos,
Sentaram-se à mesa.
Vieram vestidos
De linho,
De seda.
Alforjes tão cheios
Os olhos tão ávidos,
Sentaram-se à mesa.
E ele chegou.
Na branca toalha,
Ao longo estendida,
Nem vinho, nem peixe,
Nem água, nem pão.
Olhou-os nos olhos.
Sentiu-lhes a fome,
Sentiu-lhes o frio,
Chamou-os meus filhos,
Serviu-lhes a paz.”
Neusa Peçanha.
Julgue os itens a seguir, do ponto de vista morfossintático.
( ) As quatro primeiras orações são exemplos de oração sem sujeito.
( ) Os quatro primeiros adjetivos do texto exercem função sintática equivalente.
( ) De linho e De seda (vv.8 e 9) exercem funcão sintática equivalente a tão cheios (v.10).
( ) No verso
( ) O pronome lhes (vv. 19 e 20), tem a função sintática de objeto indireto.
2. UFMT
( ) No período Toda a gente lhe tinha um vago medo; mas o amor (…) não receia sobrecenhos enfarruscados, nem tufos de cabelos no nariz, a segunda oração estabelece com a primeira uma relação de conseqüência.
( ) No trecho Parou. Abriu a gaveta. Tirou de dentro o bilhetinho cor de rosa, desdobrou- o, os períodos coordenados expressam uma sucessão de ações.
( ) Em Acorda, donzela e Anjo adorado! Amo-lhe!… as locuções grifadas assumem diferentes funções sintáticas.
( ) O emprego de lhe na oração Amo-lhe! obedece à regência do verbo amar de acordo com as normas gramaticais.
3. UFMS Dentre os enunciados a seguir, identifique o(s) correto(s).
(01) Até conserva o mesmo valor semântico em “…Afonso Ribeiro seguiu os tupiniquins até sua aldeia…” (Eduardo Bueno, A viagem do descobrimento, p. 101) e em “Doença associada à elite, a anorexia começa a fazer vítimas na periferia e até no sertão nordestino.” (Época, 20/09/99, p. 54).
(02) A mensagem: “Movimento estudantil: é pau, é pedra, mas não é o fim do caminho.”, encontrada em um panfleto direcionado a estudantes de Comunicação Social, mantém relações intertextuais com conhecida canção da MPB.
(04) O uso do futuro do pretérito em “Os cientistas vão ligar uma máquina que seria capaz de dissolver o planeta?” (Superinteressante, out. 1999, p. 7) cria um efeito de sentido de incerteza, de irrealidade.
(08) “Temendo o mau cheiro iminente, o proprietário do cabaré ordenou ao empregado que pegasse o cavalo para levar o morto.” (Abílio Leite de Barros, Campo Grande — 100 anos de construção, p. 16) é um período composto por subordinação e coordenação.
(16) No período “A idéia da teletaxa evoluiu a partir da constatação de que a sociedade paulista estaria disposta a contar com uma política de Primeiro Mundo.” (Folha de S. Paulo, 6/11/99. Cad. 1, p. 3), há duas orações que exercem a função sintática de objeto indireto.
(32) Em “Foi ele que levou a Costa e Silva a notícia de que seu governo estava extinto e seu cargo, vago.” (Manchete, 14/8/99, p. 61), a vírgula foi empregada para indicar a omissão de um termo.
Observação!!!! Se o resultado incluir alguma alternativa falsa, perde-se a questão.
Dê, como resposta, a soma das alternativas corretas. _____________________
4. U. Alfenas-MG Em “... só respira fora da água.”, a expressão sublinhada é:
a) adjunto adnominal.
b) complemento nominal.
c) adjunto adverbial.
d) objeto indireto.
e) aposto.
5. U. E. Ponta Grossa-PR Considerando os aspectos morfossintáticos na seqüência “Para comer coquinhos, seu prato preferido, usam uma ferramenta: ajeitam o fruto cuidadosamente numa pedra e jogam uma outra em cima, com força. Se não houver frutas nem insetos à mão, eles mudam a dieta e podem atacar plantações ou mesmo assaltar casas”, é correto afirmar que:
01) “cuidadosamente” é adjunto modificador do nome “fruto”.
02) “se” é um pronome reflexivo.
04) “seu prato preferido” é um aposto explicativo para “coquinhos”.
08) a locução “com força” é modificadora de “jogam”.
16) “frutas” e “insetos” são complementos de “houver”.
Some as alternativas corretas: _____________
06. U. E. Ponta Grossa-PR O sujeito oracional foi analisado corretamente em:
01) “As formas estranhas dos aeroplanos experimentais invadiam as páginas dos jornais”— sujeito simples anteposto ao verbo.
02) “Nos dez primeiros anos deste século havia uma mania pop em Paris” – sujeito simples posposto ao verbo.
04) “Em conseqüência, proliferaram os fotógrafos profissionais e amadores” – sujeito indeterminado.
08) “Os pilotos e os inventores eram reconhecidos nas ruas” – sujeito composto anteposto ao verbo.
16) “Surgiram câmeras modernas, mais sensíveis à luz” – sujeito simples posposto ao verbo.
Observação!!!! Se o resultado incluir alguma alternativa falsa, perde-se a questão.
Observação!!!! Se o resultado incluir alguma alternativa falsa, perde-se a questão.
Some as alternativas corretas: _____________
07. U.F. Santa Maria-RS “Da reunião em Londres participaram produtores de moda, jornalistas, representantes de agências de modelos e um seleto grupinho de adolescentes normais.”
Assinale verdadeira (V) ou falsa (F) em cada uma das afirmações relacionadas ao período em destaque.
( ) O verbo empregado na terceira pessoa do plural sinaliza a indeterminação do sujeito.
( ) Houve antecipação do objeto indireto do período como forma de realçá-lo.
( ) As vírgulas foram usadas para separar termos deslocados.
A seqüência correta é:
a) F – V – V.
b) V – V – F.
c) F – F – V.
d) F – V – F.
e) V – F – F.
Texto para a questão 08:
“Tão novo e já pendurou as chuteiras
I
E não foi só ele.
Milhares de brasileiros pendurarão
as chuteiras mais cedo por
problemas cardiovasculares.
II
Hoje, 20% da população adulta
brasileira é hipertensa,
12% é diabética e 30% tem
colesterol elevado.
III
Essas doenças, associadas
a tabagismo, obesidade, estresse
e vida sedentária levam ao óbito
por problemas cardiovasculares,
que correspondem a 32% de todos os
óbitos.
IV
Não seja mais uma vítima
das doenças cardiovasculares.
V
Procure seu médico e siga
a sua orientação.”
Veja. 23/06/99, p. 153.
8.UFMT – Assinale V para as sentenças que forem verdadeiras e F para as que forem falsas:
( ) A regra “Quando o sujeito é expresso por número percentual ou fracionário, o verbo concorda com o numeral” justifica as concordâncias verbais que ocorrem na 2ª parte do texto.
( ) A regência do verbo corresponder em …correspondem a 32% de todos os óbitos, na 3ª parte do texto, é a mesma que a gramática normativa indica para o verbo obedecer.
( ) A conjunção e, usada na primeira e na última frase, estabelece, em ambos os casos, uma relação de explicação da oração anterior.
( ) A locução por problemas cardiovasculares expressa uma relação de causalidade nas duas situações em que é usada (linhas 4 e 12).
TEXTO para as próximas questões do TD:
Dom Casmurro
Machado de Assis
CAPÍTULO II / DO LIVRO
Agora que expliquei o título, passo a escrever o livro. Antes disso, porém, digamos os motivos que me põem a pena na mão.
Vivo só, com um criado. A casa em que moro é própria; fi-la construir de propósito, levado de um desejo tão particular que me vexa imprimi-lo, mas vá lá. Um dia. há bastantes anos, lembrou-me reproduzir no Engenho Novo a casa em que me criei na antiga Rua de Mata-cavalos, dando-lhe o mesmo aspecto e economia daquela outra, que desapareceu. Construtor e pintor entenderam bem as indicações que lhes fiz: é o mesmo prédio assobradado, três janelas de frente, varanda ao fundo, as mesmas alcovas e salas. Na principal destas, a pintura do tecto e das paredes é mais ou menos igual, umas grinaldas de flores miúdas e grandes pássaros que as tomam nos blocos, de espaço a espaço. Nos quatro cantos do tecto as figuras das estações, e ao centro das paredes os medalhões de César, Augusto, Nero e Massinissa, com os nomes por baixo... Não alcanço a razão de tais personagens. Quando fomos para a casa de Mata-cavalos, já ela estava assim decorada; vinha do decênio anterior. Naturalmente era gosto do tempo meter sabor clássico e figuras antigas em pinturas americanas. O mais é também análogo e parecido. Tenho chacarinha, flores, legume, uma casuarina, um poço e lavadouro. Uso louça velha e mobília velha. Enfim, agora, como outrora, há aqui o mesmo contraste da vida interior, que é pacata, com a exterior, que é ruidosa.
O meu fim evidente era atar as duas pontas da vida, e restaurar na velhice a adolescência. Pois, senhor, não consegui recompor o que foi nem o que fui. Em tudo, se o rosto é igual, a fisionomia é diferente. Se só me faltassem os outros, vá um homem consola-se mais ou menos das pessoas que perde; mais falto eu mesmo, e esta lacuna é tudo. O que aqui está é, mal comparando, semelhante à pintura que se põe na barba e nos cabelos, e que apenas conserva o hábito externo, como se diz nas autópsias; o interno não agüenta tinta. Uma certidão que me desse vinte anos de idade poderia enganar os estranhos, como todos os documentos falsos, mas não a mim. Os amigos que me restam são de data recente; todos os antigos foram estudar a geologia dos campos-santos. Quanto às amigas, algumas datam de quinze anos, outras de menos, e quase todas crêem na mocidade. Duas ou três fariam crer nela aos outros, mas a língua que falam obriga muita vez a consultar os dicionários, e tal freqüência é cansativa.
Entretanto, vida diferente não quer dizer vida pior, é outra cousa a certos respeitos, aquela vida antiga aparece-me despida de muitos encantos que lhe achei; mas é também exato que perdeu muito espinho que a fez molesta, e, de memória, conservo alguma recordação doce e feiticeira. Em verdade, pouco apareço e menos falo. Distrações raras. O mais do tempo é gasto em hortar, jardinar e ler; como bem e não durmo mal.
Ora, como tudo cansa, esta monotonia acabou por exaurir-me também. Quis variar, e lembrou-me escrever um livro. Jurisprudência. filosofia e política acudiram-me, mas não me acudiram as forças necessárias. Depois, pensei em fazer uma "História dos Subúrbios" menos seca que as memórias do Padre Luís Gonçalves dos Santos relativas à cidade; era obra modesta, mas exigia documentos e datas como preliminares, tudo árido e longo. Foi então que os bustos pintados nas paredes entraram a falar-me e a dizer-me que, uma vez que eles não alcançavam reconstituir-me os tempos idos, pegasse da pena e contasse alguns. Talvez a narração me desse a ilusão, e as sombras viessem perpassar ligeiras, como ao poeta, não o do trem, mas o do Fausto: Aí vindes outra vez, inquietas sombras?...
Fiquei tão alegre com esta idéia, que ainda agora me treme a pena na mão. Sim, Nero, Augusto, Massinissa, e tu, grande César, que me incitas a fazer os meus comentários, agradeço-vos o conselho, e vou deitar ao papel as reminiscências que me vierem vindo. Deste modo, viverei o que vivi, e assentarei a mão para alguma obra de maior tomo. Eia, comecemos a evocação por uma célebre tarde de novembro, que nunca me esqueceu. Tive outras muitas, melhores, e piores, mas aquela nunca se me apagou do espírito. É o que vais entender, lendo.
9. Releia o seguinte trecho:
“Agora que expliquei o título, passo a escrever o livro.”
Agora, responda:
a) Qual a predicação verbal dos verbos sublinhados? ______________________
b) Qual o sujeito? _________________________________________________
c) Qual a classificação do sujeito? ____________________________________
10. Utilize o seguinte código para classificar a predicação dos verbos sublinhados nos seguintes períodos:
VL – verbo de ligação
VI – verbo intransitivo
VTD - verbo transitivo direto
VTI – verbo transitivo indireto
VTDI – verbo transitivo direto e indireto
A ( ) Vivo só, com um criado.
B ( ) A casa em que moro é própria
C ( ) Não alcanço a razão de tais personagens.
D ( ) e tal freqüência é cansativa
E ( ) e vou deitar ao papel as reminiscências
11. Classifique o sujeito da seguinte oração e justifique a classificação:
“ há aqui o mesmo contraste da vida interior”
12. Sublinhe os objetos diretos das seguintes orações:
a) que me vexa imprimi-lo
b) e que apenas conserva o hábito externo
c) que ainda agora me treme a pena na mão
d) mas não me acudiram as forças necessárias
13. Circule ou sublinhe os predicativos, anotando, entre os parênteses OS para o predicativo do sujeito e PO, para o predicativo do objeto.
A ( ) Fiquei tão alegre com esta idéia
B ( ) aquela vida antiga aparece-me despida
C ( ) e as sombras viessem perpassar ligeiras
14. Releia o seguinte trecho:
“esta monotonia acabou por exaurir-me também”
Dê a função sintática dos termos abaixo destacados da oração em estudo:
a) me >
b) monotonia >
15. Indique, nos parênteses, CN para complemento nominal e OI para objeto indireto, classificando os termos sublinhados:
A ( ) e vou deitar ao papel as reminiscências
B ( ) Talvez a narração me desse a ilusão
C ( ) quase todas crêem na mocidade.
D ( ) Não alcanço a razão de tais personagens.
16. Dê a função sintática correta do termo sublinhado nos itens abaixo:
a) aquela nunca se me apagou do espírito ______________________
b) que me põem a pena na mão _____________________________