Simulado Específica de Português / Literatura – 3º EM – 30 novembro 2007
Texto para as questões 01 e 02:
“À televisão
Teu boletim meteorológico
me diz aqui e agora
se chove ou se faz sol.
Para que ir lá fora?
A comida suculenta
que pões à minha frente
como-a toda com os olhos.
Aposentei os dentes.
Nos dramalhões que encenas
há tamanho poder
de vida que eu próprio
nem me canso em viver.
Guerra, sexo, esporte
— me dás tudo, tudo.
Vou pregar minha porta:
já não preciso do mundo.
PAES, J. P. Prosas seguidas de odes mínimas. São Paulo: Companhia das Letras, 1992
01.( UERJ) No poema, a televisão é humanizada, assumindo o papel de interlocutor do eu poético. Identifique o elemento lingüístico que melhor caracteriza essa humanização e transcreva um verso em que ele apareça.
Um dentre os versos:
• Teu boletim meteorológico
• que pões à minha frente
• nos dramalhões que encenas
•me dás tudo, tudo.
02. (UERJ) Indique o tema geral do poema e explique como ele é abordado criticamente por José Paulo Paes.
No texto a televisão representa esse tema geral, simbolizando a solidão humana
Texto para as questões 03 e 04:
“O Império das Lentes
Nas cerimônias de casamento, as retinas das testemunhas foram substituídas pela camcorder do sujeito de terno gasto que grava o enlace andando de um lado para o outro (o distinto padre pode dar licença, por favor?). Cônscia de sua relevância mística, a madrinha chora no exato instante em que os refletores lhe incandescem a maquiagem. Nas festas de escolas primárias, os alunos aprenderam a se apresentar para filmadoras e não mais para pais e mães. Sob o foco automático, a criança já não enxerga o sorriso de orgulho ou de apreensão na face do pai; vê apenas a handycam2 que mascara o seu rosto. Se a televisão é a arena da história contemporânea, as câmaras de vídeo domésticas se tornaram o olhar autorizado da intimidade familiar (e de outras intimidades nem tão familiares assim). Nas férias, o estranho fenômeno se generaliza, escancarando em público o vazio em que existimos. O viajante já não é aquele que contempla o desconhecido, que se reserva a chance do inesperado, que vive, enfim. Protegido por sua máscara eletrônica,
que o poupa de estar exposto ao destino, ele apenas grava imagens, e normalmente muito rápido, como quem ainda tem uma longa lista a cumprir. O turista é um apressado. Depois, claro, jamais terá tempo de rever o que filmou. Continuará com pressa. De bom grado, ele substitui a própria memória pela fita magnética, mas esta também logo se perderá numa estante empoeirada, guardando imagens sem nexo. São as imagens do espetáculo que não foi vivido, pois quem poderia vivê-lo se ocupou em gravá-lo (ou em posar para a gravação). Ali jaz a vida que poderia ter sido. Ali jaz o desejo que não se satisfez, pois entre ele e o turista havia um muro transparente, um vidro, uma câmara, essa engenhoca que reina soberana no espaço exíguo que separa o homem de si mesmo.”
BUCCI, Eugênio. Veja, 03/12/1996.
1camcorder – filmadora
2handycam – filmadora de mão
03. (UERJ) Cônscia de sua relevância mística, a madrinha chora no exato instante em que os refletores lhe incandescem a maquiagem.
as câmeras.
Esta sentença, no primeiro momento, parece uma contradição.
Identifique, em uma frase completa, essa contradição aparente.
morte.
I. Para se candidatar a um emprego, o recém-formado compete com levas de executivos de altíssimo gabarito, desempregados. O jovem, sem experiência, literalmente, dança.
II. Acostumados às apagadas, às vezes literalmente, mulheres dos dirigentes do Kremlin, os russos achavam que ela era influente demais, exibida, arrogante.
a) O advérbio “literalmente” está adequadamente empregado nos dois textos? Justifique sua resposta.
“literal” é utilizado quando o sentido da palavra a que se refere é exatamente o que a
palavra diz, não podendo ser ampliado e ela não podendo ser interpretada de outra forma.
b) A que palavra, em II, se refere a expressão “às vezes literalmente”? Qual o duplo sentido produzido pela relação que aí se estabeleceu?
RESPOSTA: A expressão se refere às mulheres dos dirigentes. O duplo sentido se deve ao fato de que
pode-se interpretar ou que as mulheres eram mesmo apagadas ou que nem sempre eram as
esposas dos dirigentes.
06. (Unicamp-SP) Na coluna “De zero a dez”, de Rubem Tavares, publicada na revista Business Travell, 34, no primeiro semestre de 2000, p. 13, encontram-se, entre outras, as seguintes notas, parcialmente adaptadas:
“Para os lunáticos que insistem em soltar balões de grande porte, causando incêndios e sérios riscos à segurança dos vôos: segundo o Controle de Tráfego Aéreo, em 1998 foram registradas 99 ocorrências
“Não seria o caso de a Prefeitura pagar por cada nova pichação feita na cidade? É claro que sim. Se todos entrassem com uma ação simultaneamente, com certeza o prefeito encontraria novas atribuições para a Guarda Municipal. Vide sugestão na nota anterior que também poderia ser aplicada nestes casos.”
a) Qual é a conclusão implícita na seqüência “neste ano, só no período de janeiro a abril, já foram
e os doze meses do ano anterior, no qual ocorreram 33 ocorrências, entende-se que a
situação piorou muito, já que se prevêem 93 ocorrências para o ano atual.
enquadrados como “responsáveis por crime inafiançável” e trancafiados “em presídios
por longos anos”.
07. (Unicamp-SP) Considere o poema a seguir
“Inventário
Povoam o escritório
vários utensílios
uns bastante sóbrios
outros indiscretos
Por exemplo: a mesa
é sóbria. Rumina
todos os papéis
no oco das gavetas
O que a mesa expele
para a superfície
é simples dejeto
livre de mistério
O arquivo também
é móvel discreto
e diz muito pouco
de interesse humano
A caneta, o lápis
o papel, o cesto
são só instrumentos
sem vontade própria
Dois os indiscretos:
minhas duas mãos —
úlcera no estômago
da repartição
Aparentemente
peças quase iguais
às demais: os mesmos
modos funcionais
Contudo é preciso
vê-las em sua marca:
no rastro dos dedos
no selo do gesto
Ali onde transgridem
a ética da classe
que proíbe os objetos
de serem pessoais
Onde desconhecem
o acordo em vigor
que as coisas transforma
em armas submissas
Não pactuam — hostis
minhas duas mãos
acidulam o ar
da repartição”
ALVIM, Francisco. Amostra Grátis. In: Poesias Reunidas (1968-1988). São Paulo: Duas Cidades, 1988
a) De qual critério se serve o poeta para classificar as diferenças entre os “vários utensílios” que “povoam o escritório”? Por que essa classificação destoa tanto da nossa percepção habitual?
Resposta: Através do eu lírico, o poeta personifica os objetos, atribuindo-lhes características deum ser vivo, sobressaindo-se a discrição e a indiscrição, visto que os utensílios que “povoam”
o escritório, são caracterizados como sendo sóbrios. Excetuam-se, porém, as mãos do
eu lírico, cuja principal característica é a indiscrição, principalmente em comparação com
os objetos do escritório. Suas mãos são voluntariosas, pessoais, enquanto os objetos são
impessoais, discretos.
Essa classificação dos objetos destoa de nossa percepção habitual porque contrasta com a
impessoalidade com a qual os vemos. Pode-se notar no poema uma percepção de que a
poesia humaniza o espaço circundante, o qual é automatizado, impregnado por uma rotina
que impede uma visão mais humana da vida.
b) Como aparece a presença humana em meio ao ambiente da repartição?
Resposta: A presença humana se dá no poema por meio das mãos do eu lírico. Elas possuem um
poder transformador, visto que, embora aparentemente sigam as mesmas regras da rotina
de trabalho dos objetos que a circundam, podem interferir na realidade do ambiente em
que se encontram. Como as mãos são características humanas, pode-se dizer que no poema
é destacada a importância do homem, que se sobressai na repartição, sendo o responsável
pela existência das coisas que o cercam e por sua presença aí, já que com elas se
relaciona.
“A recente morte violenta de uma jornalista choca a todos porque, nesse fato, o assassino foge ao perfil comum de tais tipos, mas certas situações que levam a isso estão aí, nos círculos milionários, meios artísticos, esportivos e de poder. Tudo porque o homem não aprende. Há milênios, gosta de passar aos demais uma imagem de eterna juventude e virilidade, posando com fêmeas muito mais jovens. Fingem acreditar que elas estão aí por amá-los. São poucas vezes atraídas pelo seu intelecto, e muitas pela fama, poder e dinheiro. A durabilidade de tais ligações, no geral, termina quando tal fêmea atinge seu objetivo. Pior ainda, quando essa fêmea mostra também intelecto e capacidade de sobrevivência sem seu protetor. Duro, triste, real.”
a) O texto usa, em relação às mulheres, um termo fortemente conotado, e lhes atribui um comportamento que as desqualifica. Transcreva uma frase em que o termo ocorre, associado à descrição de comportamentos que desqualificariam as mulheres. Sublinhe o termo em questão na sua frase.
(Sendo que o objetivo em questão é a fama, o poder e o dinheiro.)
à astúcia e à ambição das mulheres, visto que a ambição leva as mulheres a aproximar-se
dos homens para conseguir fama, poder e dinheiro e, uma vez atingidos seus objetivos,
podem libertar-se do protetor.
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