quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Ética dos anos 60/70

Debates ocorridos nos países, especialmente de origem alemã, envolvendo preocupação com a ética.
Intuito de elevar o trabalhador à condição de participante dos Conselhos de Administração das organizações.
Das primeiras preocupações éticas no âmbito empresarial de que se tem conhecimento revela-se pelos debates ocorridos especialmente nos países de origem alemã, na década de 60. Pretendeu-se elevar o trabalhador à condição de participante dos conselhos de administração das organizações.O ensino da Ética em faculdades de Administração e Negócios tomou impulso nas décadas de 60 e 70, principalmente nos Estados Unidos, quando alguns filósofos vieram trazer sua contribuição. Ao complementar sua formação com a vivência empresarial, aplicando os conceitos de Ética à realidade dos negócios, surgiu uma nova dimensão: a Ética Empresarial.Os primeiros estudos de Ética nos Negócios remontam aos anos 70, quando nos Estados Unidos o Prof. Raymond Baumhart realizou a primeira pesquisa sobre o tema,Nessa época, o enfoque dado à Ética nos Negócios residia na conduta ética pessoal e profissional.

Perguntas:

1.Enquanto a ética profissional está voltada para as profissões, os profissionais, associações e entidades de classe do setor correspondente, o que a ética empresarial está atingindo?
A ética empresarial atinge as empresas e organizações em geral.

2.Por que a empresa necessita de desenvolvimento?
A empresa necessita desenvolver-se de tal forma com a ética, a conduta ética de seus integrantes, bem como os valores e convicções primários da organização se tornem parte de sua cultura.

3.O que aconteceu com o ensino da Ética em faculdades de Administração e Negócios?
O ensino da Ética em faculdades de Administração e Negócios tomou impulso nas décadas de 60 e 70, principalmente nos Estados Unidos, quando alguns filósofos vieram trazer sua contribuição.

4.O que incentivou a criação de códigos de ética corporativos?
Conflito entre os padrões éticos de diversas culturas incentivou a criação de códigos de ética corporativos.

Bibliografia: http://www.eticaempresarial.com.br/

Equipe:9 ano-tarde

Integrantes: Karla Jéssica, Luana Jucá, Nayanna Laleska, Evelma, Pedro Iúri, Reinaldo,

Quezia

Nenhum comentário: