quinta-feira, 28 de junho de 2007

Livros Adotados para o Vestibular da UFC - 2008 - / II


" Entre a Boca da Noite e a Madrugada" > Milton Dias não é estreante na lista da UFC, um outro livro seu, também de crônicas, "Relembranças", já foi estudado em anos anteriores. Exímio no desempenho da observação do cotidiano em suas minúcias e em flagrantes do cotidiano, ampliado pela análise metafísica, este cearense também se dedica à crônica memorialista. Vale ler suas crônicas com uma sensação de deitar à rede após o almoço, numa tarde de domingo.

"O Mundo de Flora", de Ângela Gutierrez, professora de letras, com doutorado em literatura comparada. Promete ser uma narrativa de bom calibre. O próprio título já é sugestivo, lembrando, inclusive, "O Mundo de Sofia". Ler para conferir.

"Dias e Dias", de Ana Miranda > Cearense, mas morando no eixo Rio-São Paulo de há muito tempo, Ana Miranda voltou à cidade natal a fim de comentar, por ocasião do lançamento do seu livro, "Dias e Dias", numa palestra aberta ao público no Centro Cultural do BNB. Tal entrevista pode ser vista no próprio centro, já que eles mantêm arquivos em dvd e o usuário pode pedir para assistir no lugar, que dispõe de salas com TV e dvd. Ana Miranda tem, outrossim, colaborado na revista literária "Caros Amigos" com colunas e artigos. A caracaterística principal de seus romances é a pesquisa biográfica de grandes autores da nossa língua, que ela reconta de forma ficcional. De tal forma o amálgama fica perfeito, que se torna difícil de se dividir o que seja biografia e o que seja ficção. Em "Dias e Dias", ela enfoca o poeta e dramaturgo Gonçalves Dias, um dos nossos primeiros nacionalistas - basta ler "Canção do Exílio".


"Três Peças Selecionadas", de Eduardo Campos > Finalmente a UFC faz jus ao campo teatral cearense. Eduardo Campos fez escola cá na terrinha. Sua vasta obra teatral é merecedora de ser reconhecida, estudada, apreendida e incansavelmente encenada. Esperemos que a CCV-UFC tenha escolhido três peças com temática ainda atualizada.

Maiores comentários serão adicionados posteriormente. Aguardem!

Post-scriptum: próxima sexta-feira, nos jardins da reitoria da UFC, por volta das 18h30, serão lançados três novos livros com sessão de autógrafos. Não percam!

Nenhum comentário: